O hábito de pesquisar , poderia ser natural entre os educando e educadores , pois, aparentemente não há obstáculos que dificultam esta prática.
É fato que hoje em dia o hábito da pesquisa não está nos costumes da população brasileira. É procedente comentar a inadimissível situação de que a maioria dos educadores desconhecem a ação de questionar livros didáticos e passa a usá-los como se fosse uma "Bíblia " não verificando se aquele livro está adequado a realidade do aluno como também se nele há incentivos à pesquisa.
Podemos dizer que o profissional da educação que desconhece o exercício da pesquisa propicia a incapacidade de estimular atividades pedagógicas educacionais a contento.
A pesquisa, não precisa necessariamente ser complexa e com materiais de difícil acesso. Ela pode basear-se em objetos muito simples e de fácil acessibilidade.
Uma simples pesquisa de solo pode fazer com que a criança perceba qual o melhor tipo de solo para que as plantas se desenvolva, e assim consequentemente evidenciar a importância do hábito da pesquisa.
Muitas vezes o aluno pode colaborar com essas pesquisas trazendo material de casa para trabalhar em sala de aula.
Estimular a pesquisa é um ponto crucial para o desenvolvimento,tendo como objetivo a construção do conhecimento social e intelectual do aluno.
Cabe o professor possibilitar uma parceria de trabalho com o aluno possibilitando a este motivações à pesquisa. Desta forma, contribuindo no desenvolvimento cognitivo do aluno através de uma autonomia crítica e criativa do sujeito histórico competente.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
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